14 Truques para estudar

Oi gente! Tudo bem com vocês? Dito e feito; cá estou eu com um post para ajudar vocês! Eu particularmente acabei descobrindo por meio da prática como pequenas coisinhas que eu vou falar aqui impactam  nas nossas notas. Espero que vocês estejam ansiosos, entãooooo vamos nessa:

  • Mapa conceitual.

IMG_1640

Então gente, eu descobri esse ano a mágica dos mapas conceituais. O meu não tá lá grande coisa porque eu fiz com menos tempo, mas em geral, quando a gente faz um mapa conceitual fazemos muita pesquisa e resumimos com várias setas e cores o que lemos, como vocês podem ter uma leve ideia na foto. O que além de fazer você estudar, vai servir como um substituto daqueles resumos chatos que são textos enormes que cai entre nós, são uma droga, ao menos quando tá tudo mais colorido, organizado e com setas fica mais legal de se estudar.

  • Internet é legal, mas manera.

IMG_1646

Gente, eu também amo internet, quem não ama? Mas as vezes a gente pode usar ela de forma um tanto excessiva. Por exemplo quando a gente estuda, eu no estou falando par você não entrar de forma alguma na internet para estudar, isso é até bom, mas o que eu quero dizer é focar o estudo mais no cardenho e no livro, porque quando começa a só estudar pela internet, o “estudo” acaba virando uma desculpa para usar o computador.

  • Ter um canto confortável e organizado para estudar.

IMG_1648

Por mais que não arrumar o quarto seja legal, e por mais que a preguiça seja tentadora, é bem legal ter um lugar organizado e bem iluminado para estudar. Não necessária mente precisa ser no seu quarto, se o entulho for menor na sala, cozinha, banheiro e você se sinta confortável e pronta (o) para dizer : “Bora estudar!”, então eu vou estar aqui apoiando. A questão é, você precisa de um lugar onde você saiba que vai ser produtiva (o).

  • A regra dos 30.

IMG_1644

Se eu ganhasse uma moeda toda vez que alguém chegasse para mim e falasse: “Esse fim de semana estudei 4 horas seguidas!”, eu estaria rica. Mas apesar de ser ótimo o envolvimento dessas pessoas, pegar e ficar estudando horas à fio não é exatamente uma forma saudável de se estudar. Obviamente, que se para a pessoa isso for melhor, ela pode fazer. Mas a regra dos trinta (voltando ao assunto principal), é basicamente que você deve estudar durante 30 minutos dando o seu melhor, não para estudar o máximo de conteúdo, mas para estudar o melhor possível certo tópico (entendeu?), depois de 30 minutos, você descansa por 15 e volta, dessa forma quando chegar no final você não vai estar exausta (o), mas sim vai ter estudado tudo de forma eficiente e igual.

  • Mais marcador, por favor!

IMG_1649

Eu sei que é meio nada haver, mas usar cores de marcadores diferentes REALMENTE ajuda. Se você estiver estudando história do absolutismo, você pode escolher uma cor para Portugal, outra para a Espanha, outra para a França, e outra para a Inglaterra. Assim, quando você bater o olho vai entender do se trata.

  • Plano de fundo e agenda, tudo ao mesmo tempo.

IMG_1653

Talvez eu já tenha falado alguma coisa parecida aqui antes, mas colocar quando é sua prova no plano de fundo do celular ajuda muito, se você quiser colocar o seu plano de estudo também, melhor ainda, assim você não esquece nada. Ontem mesmo duas amigas minhas quase perderam o prazo de um trabalho porque se esqueceram.

  • Organização é tudo!

IMG_1656

Ter um caderno organizado e completo é o básico do básico. Não precisa ser o caderno mais colorido do universo, mas só de ser bem organizado dá uma visão melhor na hora de estudar e você para de perder tempo tentando adivinhar o que tá escrito debaixo daquele desenho (não se preocupa, todos desenhamos durante a aula é normal e eu nunca tiraria, nem se pudesse, essa distração de ninguém.

  • Playlist de estudo.

IMG_1657

 Eu sei que algumas pessoas podem falar que escutar música enquanto estuda atrapalha. Bem, isso no caso funciona bem comigo, eu acho que varia de pessoa para pessoa, mas no custa tentar, né? Bem, o truque é usar playlists de outras pessoas, assim você não vai ficar cantando todas as músicas ao invés de estudar. Eu adoro usar uma, e para escutar ela clique aqui.

  • Refazer exercícios do livro.

IMG_1658

Eu sei que parece clichê (porque meio que é), mas refazer exercícios do livro e depois conferir no seu exercício já  corrigido é um ótimo meio de estudo ou revisão. Normalmente no final de cada capítulo tem uns exercícios, assim, você estuda o capítulo inteiro e para testar se você tá realmente sabendo, é só refazer o exercício.

  • Estabelecer metas.

IMG_1660

Se você souber exatamente o que você quer estudar naquele dia, vai ser bem mais fácil organizar seu tempo de estudo. É legal colocar um post it na página do livro que você quer chegar no final do dia.

  • “Here comes the sun”.

IMG_1581

Como vocês podem perceber acabamos de mudar de ambiente, e no caso, é exatamente isso que eu sugiro para vocês, mas especificamente para irem para fora. Pois é, eu, a pessoa que mais ama ficar em casa comendo e vendo Netflix tá incentivando vocês  a sairem. É porque quando você tá do lado de fora, seja em um banco, parque, pracinha, ou seja qual outra opção você tem, fica bem melhor estudar, não tudo, mas uma pequena parcela pode ser  mais saudável do que ficar o fim de semana inteiro em casa, né?!

  • Escreva, e faça, #descomplicaformulaparasempre.

IMG_1662

Não importa quanto a gente torça para não acontecer, um dia, todos nós vamos ter que lidar com as fórmulas. Eu peguei essa “dica” da minha professora, porque eu meio que já consigo gravar fórmulas bem rápido, mas se você tem mais dificuldade, é só escrever todas as fórmulas em uma folha e fazer o exercício, assim, você não vai consultar o caderno o tempo inteiro, só a folha, e uma hora você vai ter gravado mais rápido.

  • Fácil e difícil. Eu sei que é meio tentador estudar mais o que a gente sabe e “se iludir” achando que estudou e depois se dar mal e não sabe o porquê. Por isso é muito importante saber dividir entre estudar mais estudar menos.
  •  Grupos de estudo.

IMG_1663

Eu sei que muitas salas tem seu grupo (a minha tem pelo ou menos) no WhatsApp, isso pode ser um grupo de estudo, mas as vezes tem que se ver para estudar e tal, aí tem vários aplicativos que permitem várias ligações por vídeo de uma só vez, eu tenho 2 para vocês, O oovoo e o Google Hangouts, O oovoo tem só para celular e tablets, o Hangouts tem para o celular, tablets e computador. Ter um grupo de estudo é bom, porque cada um vai ser bom em uma parte de cada matéria, então se eu tiver uma dúvida em matemática alguém me ajuda, se alguém tiver dificuldade em história, várias pessoas vão automaticamente tentar explicar a matéria.

Então gente, foi isso espero que vocês tenham gostado. Se funcionou deixa aqui em baixo, ok?  Semana que vem tem mais, vejo vocês quinta que vêm.

Bjs, Sofi.

 

Um comentário sobre “14 Truques para estudar

Deixe um comentário

